Crianças em situação de vulnerabilidade e pessoas em tratamento de câncer receberam doações no decorrer do ano; confira as entidades beneficiadas
Por Redação
Durante o segundo semestre deste ano, a Coordenadoria Social da AFPESP promoveu campanhas de arrecadação com o objetivo de transformar a realidade de crianças e pessoas em tratamento de câncer. Ao todo, 5.458 itens foram arrecadados e doados a instituições beneficentes.
Seu presente vale um sorriso
Com a proposta de levar mais cor, alegria e imaginação a crianças carentes, de 5 de agosto a 3 de outubro, a campanha de Dia das Crianças (12 de outubro) arrecadou: 2.417 brinquedos, 838 livros e 60 produtos alimentícios, totalizando 3.315 itens, que foram embalados formando kits entregues às instituições: Tucca, AACC (Associação de Apoio à Criança com Câncer), Projeto Alegria de Viver, Arca (Associação de Reinserção Social de Crianças e Adolescentes), Casa Mater Raio de Luz, Centro Espírita Amor e Caridade, Nutras – Núcleo de Transformação Social, Pastoral da Criança, Projeto Lona das Artes de Circo Social, Associação Santa Gianna, Lar da Irmã Celeste, Centro de Atenção Psicossocial Infantil – Catavento, Casa do Bom Menino, Sociedade Civil Lar dos Meninos, Projeto Gabi, Rede Aliança de Solidariedade, Lar Pequeno Leão, Creche da Divina Providência da Paróquia de Santa Isabel, Comunidade Espírita J. Herculano Pires, Lar Escola Monteiro Lobato de Sorocaba, AJAS (Associação Joseense de Ação Social), Associação de Amigos do Bairro Parque Piratininga, ONG Desengarrafando Mentes.
Da esquerda para a direita: Elvira Stippe Bastos (coordenadora Social), Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente da AFPESP) e Artur Marques (presidente da AFPESP) recebem leva de doações para a campanha do Dia das Crianças. Foto: Marcio de Oliveira
Para o presidente da AFPESP brinquedos e livros são instrumentos poderosos para despertar a imaginação, a leitura e o senso de pertencimento das crianças. “É uma maneira de reforçar o papel social da AFPESP e de envolver nossos associados e a comunidade em um gesto solidário”, complementou.
Mais do que um lenço, um símbolo de luta
Mais do que um lenço, um símbolo de lutaDo dia 1º a 31 de outubro, a campanha Outubro Rosa da AFPESP arrecadou 1.109 itens (lenços, turbantes, mechas de cabelo e maquiagem) e os doou ao Instituto Quimioterapia & Beleza, uma organização da sociedade civil de interesse público que é referência de conhecimento e informações sobre beleza, autoestima, direitos e cuidados com a saúde do paciente em tratamento de câncer, além do suporte aos seus familiares e amigos.
Entrega de doações para representantes do Instituto Quimioterapia & Beleza. Da esquerda para a direita: Rosa Martins (representante do instituto), Heloisa Chagas Rabello (auxiliar administrativa da Coordenadoria Social) e Adriana Brandão (representante do instituto). Foto: Elisa Izumi Torres
Durante a campanha Outubro Rosa, a Coordenadoria Social também distribuiu pins aos associados e colaboradores para reforçar o mês de conscientização sobre a importância de prevenir e tratar o câncer de mama e do colo do útero.
Natal Solidário
De 3 de novembro a 5 de dezembro, a campanha Natal Solidário disponibilizou cartinhas com informações sobre roupas, sapatos e brinquedos para presentear crianças carentes. Com as doações feitas na Sede Social e prédios anexos, a Coordenadoria Social produziu 108 sacolinhas de Natal e as entregou no Instituto Elisah e na Associação Tia Marly, que cuidam de crianças.
A campanha também arrecadou 926 brinquedos nas unidades regionais. As instituições beneficiadas com essas doações foram: Afascom (Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria), Casa Mater Raio de Luz, Associação de Apoio à Criança Carente, Cáritas Diocesana de Bauru, Projeto Gabi, Rede Aliança de Solidariedade, Obras Sociais Francisco Thiesen, Associação Joseense, Lar Pequeno Leão, Associação de Amigos do Bairro Parque Piratininga, SAMA, Projeto Lona das Artes Circo Social, Creche São José, CEBECH, Associação Filantrópica de Marília, Sociedade Civil Beneficente Lar Santa Filomena, Casa Eurípedes e Associação Bom Pastor.
“A todos os associados, conselheiros e funcionários que deixaram suas doações nos pontos de coleta das unidades de lazer e regionais e da Sede Social e prédios anexos, nossa imensa gratidão”, expressou Elvira Stippe Bastos, coordenadora Social da AFPESP.
Da esquerda para a direita: Elvira Stippe Bastos (coordenadora Social) e Artur Marques (presidente da AFPESP) recebem leva de doações para a campanha Natal Solidário. Foto: Elisa Izumi Torres



