Eventos mais recentes
Confira os trabalhos realizados pelos acadêmicos da ALCA, próximos eventos e premiações recebidas. Você pode filtrar as atividades por data ou usar o campo de busca para procurar palavras-chave.
Confira os trabalhos realizados pelos acadêmicos da ALCA, próximos eventos e premiações recebidas. Você pode filtrar as atividades por data ou usar o campo de busca para procurar palavras-chave.
A Câmara Municipal de São Paulo concedeu, em 12 de dezembro, a honraria Salva de Prata à Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto - ABREA, em comemoração aos 30 anos de história. Fundada em 9 de dezembro de 1995, tendo como uma de suas fundadoras a acadêmica Fernanda Giannasi (cadeira nº 5 de Ciências), a ABREA é uma organização não governamental sem fins lucrativos que tem como função a luta pelo banimento do amianto no Brasil e a conscientização dos trabalhadores e da população sobre os riscos do mineral.
O autor da homenagem foi o vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL), que fez a entrega da honraria no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal. “Não é um problema que já passou. Ainda existem escolas na cidade, por exemplo, com telhas de amianto. O que também acontece é não ter um local acessível para descarte desses materiais com amianto”, disse o vereador, conforme reportagem publicada no site da Casa.
A acadêmica Fernanda Giannasi afirmou que quando era fiscal do Ministério do Trabalho, em Osasco, fez uma fiscalização em uma empresa de produtos de amianto. “Quando ela fechou, começaram a aparecer os doentes. Então, eu expliquei que eles precisavam de uma entidade que os representassem. Por isso, a Abrea foi fundada”.
Confira a reportagem da Câmara Municipal de SP na íntegra.
O conto "Cacá e o Vento", de autoria da acadêmica Su Canfora (cadeira nº 5 de Letras), foi publicado na antologia "O Jardim Encantado - Contos e Poemas", organizada pela Lura Editorial - 2025.
O conto retrata a história de uma família que amava animais: Nino, uma calopsita branca com topete amarelo; Luffy, um caozinho branco; e Cacá, um coelho marrom.
A acadêmica Su Cânfora (cadeira nº 5 de Letras) escreveu para a edição de dezembro/2025 da Revista Trovas e Trovadores, publicada pela União Brasileira de Trovadores, uma associação civil, cultural e recreativa, de âmbito nacional.
Para ler o conteúdo, basta acessar o PDP da revista neste link.
A União Brasileira de Trovadores foi fundada em 21 de agosto de 1966, na cidade do Rio de Janeiro por Luiz Otávio e J.G. de Araújo Jorge entre outros trovadores. A UBT é constituída por seções e delegacias e tem por finalidade o estudo, cultivo, divulgação da trova e congraçamento entre trovadores.
As acadêmicas Marly Stracieri (cadeira nº 17 de Artes), Arlete Vergílio Piccolo (cadeira nº 4 de Artes), Eufrazia de Andrade Fregonesi (in memoriam) e Gení Fuzato Dagnoni (cadeira nº 14 de Artes) participam da exposição “Belezas da Itália e Holanda”, que será aberta à visitação gratuita, de 21 a 28 de novembro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, na Casa D’Itália.
Ao todo, a exposição reúne obras de 28 artistas do Centro Campineiro de Artes e Folclore.
A pré-abertura do evento acontece hoje (19/11/2025), às 19h30.
Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/p/DRMxMmgER8R/
Serviço:
Exposição Belezas da Itália e Holanda
Local: Casa D´Itália - Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí, Campinas, SP
Data: de 21 a 28 de novembro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Entrada gratuita.