Documento foi apresentado pela Coordenadoria de Meio Ambiente a integrantes da Diretoria Executiva
Por Redação
No mês da COP30, a Coordenadoria de Meio Ambiente divulgou o primeiro inventário de gases de efeito estufa da AFPESP.
O documento traz o resultado da avaliação de dados coletados na Sede Social, nas unidades de lazer e nas unidades regionais, referentes ao ano de 2024.
No período analisado, a associação emitiu 2.822,45 toneladas de CO₂ equivalente — na sigla, tCO₂e (unidade de medida padrão usada para quantificar as emissões de todos os diferentes gases de efeito estufa com base em seu potencial de aquecimento global, convertendo-os na quantidade equivalente de dióxido de carbono) —, sendo 74,4% de emissões diretas, como o consumo de gás e combustíveis, e 25,6% de emissões indiretas (compra de energia elétrica).
O estudo demonstra que, ao comparar a emissão de gases das unidades de lazer com a da rede hoteleira brasileira, as unidades da associação já operam de forma mais eficiente do que a média do setor.
Enquanto a média diária brasileira de emissão de gases de efeito estufa por unidade habitacional (UH) do setor hoteleiro é de aproximadamente 8,5 kg de CO₂ equivalente por dia, a média de cada quarto das unidades de lazer da AFPESP é de 4,7 kg de CO₂ equivalente por dia.
Essa diferença é resultado do investimento em ações sustentáveis, como o uso de energia solar para aquecimento de água, a geração fotovoltaica, a preservação de áreas verdes e a manutenção preventiva constante.
Outro fator decisivo nesse resultado é o chamado sequestro de carbono — realizado a partir da preservação de 80,94 hectares de Mata Atlântica dentro das unidades de lazer. A Unidade de Lazer Fazenda Ibirá, por exemplo, compensa 100% das emissões por meio da captura de carbono de suas florestas.
Com o fortalecimento das ações sustentáveis e o amadurecimento do programa de gestão de emissões, o objetivo é expandir as boas práticas para outras unidades e consolidar a AFPESP como uma instituição comprometida com a redução de impactos ambientais.
O Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), referente ao ano de 2024, pode ser acessado na página de Meio Ambiente, no site da AFPESP.



