Aquisição da Atlas Schindler é a primeira no município, o que confirma pioneirismo da entidade em inovação tecnológica
Por Redação
A AFPESP vai se tornar referência no litoral sul de São Paulo em termos de tecnologia no transporte de passageiros. A entidade adquiriu serviços da Atlas Schindler, empresa suíça referência em elevadores. Os quatro veículos da Unidade de Lazer Guarujá estão em processo de modernização desde maio deste ano e serão os primeiros da multinacional na cidade.
Com 17 andares, sendo 13 deles direcionados aos apartamentos, o investimento em elevadores mais modernos se mostrou necessário para melhorar o fluxo de pessoas, otimizar o tempo de espera e garantir a segurança dos hóspedes. Todos objetivos possíveis com o sistema de acesso inteligente, denominado Miconic 10.
De acordo com a Atlas Schindler, o modelo consiste em um programa lógico que racionaliza o tráfego de pessoas em formato vertical — sem filas e aglomerações. O usuário pressiona o botão do andar em um terminal, similar a um teclado telefônico, e o sistema distribui a chamada por carro, identificando-o por letra, que é exibida no display.
A tecnologia controla a lotação de pessoas, dispensa botões na cabine, eliminando chamadas falsas, e calcula menor intervalo de paradas conforme demanda em tempo real. Essas inovações proporcionam benefício direto para os usuários, pois o trânsito entre andares é organizado automaticamente. Além disso, os equipamentos consomem menos energia.
O processo completo de modernização está previsto para outubro de 2021. Atualmente, três elevadores estão disponíveis para uso, considerando a troca de um carro por vez até a data de conclusão.
REFORMA GERAL
A Unidade de Lazer Guarujá também tem outras melhorias em andamento. A área da piscina infantil será ampliada com um novo deck, permitindo que pais fiquem mais próximos dos filhos. O espaço terá cerca de 20 cm de profundidade, ideal para crianças de todas as idades.
No térreo da UL, o piso receberá novo sistema de impermeabilização, para evitar infiltrações e rachaduras futuras, e a quadra, antes específica para prática de futebol society, vai se tornar poliesportiva. Associados poderão jogar futebol, voleibol e basquete.