Colaboradores, associados e dependentes da AFPESP farão o Natal de cerca de 600 crianças em situação de vulnerabilidade social mais mágico neste ano
Por Otávio Augusto Rodrigues
Presentes de Natal não são apenas bens materiais. São muito mais que isso. Seus valores não podem ser estimados por qualquer que seja a quantia em dinheiro. O simbolismo está no sentimento que o move. Afinal, entregar uma lembrança é transmitir, ao mesmo tempo, amor.
Nem sempre o que uma criança deseja é o celular de última geração, tampouco o carrinho de controle remoto mais rápido de todos ou a boneca modelo do comercial de TV. Tais itens, muitas vezes, perdem a graça, são esquecidos. O que as crianças precisam, na realidade, é de carinho, afeto e atenção.
O brilho dos olhos, somado aos sorrisos das centenas de crianças contempladas pela campanha Natal Solidário da AFPESP, deixa claro o valor sentimental de um presente. São meninas e meninos em situação de vulnerabilidade social que terão um Natal inesquecível, graças aos associados da entidade.
Na última semana, as coordenadorias Social, das Unidades de Lazer e Gestão Administrativa das Unidades Regionais da AFPESP realizaram a entrega dos presentes da ação social. Ao todo, 596 pacotes foram doados para instituições de acolhimento infantis de todo o estado de São Paulo.
Todas as crianças apadrinhadas receberam roupas, calçados e brinquedos novos, além, claro, do carinho, que, em muitos momentos, falta. Para elas, o espírito natalino será regado de esperança e de uma mensagem bastante clara: “vocês nunca serão esquecidos”.
Da esquerda à direita: Elvira Stippe Bastos, coordenadora Social da AFPESP; Artur Marques, presidente da AFPESP; Antonieta Marques da Silva, esposa do presidente Artur Marques. Foto: Marcio de Oliveira.
“Gostaria de agradecer a todos, que direta e indiretamente contribuíram para essa campanha do Natal Solidário. Meus agradecimentos se estendem ainda aos colaboradores que trabalharam efetivamente para que isso se tornasse uma realidade. Não posso deixar de repetir que a solidariedade é sempre presente aqui”, ressaltou Artur Marques, presidente da AFPESP.
Sobre a campanha
A campanha Natal Solidário começou no dia 1º de novembro, realizada em formato presencial, após dois anos ocorrendo virtualmente, em decorrência da pandemia de Covid-19. Os participantes puderam escolher para qual criança seus presentes seriam entregues, bem como a unidade regional ou de lazer, além da Sede Social para levar os presentes.
Veja a relação de unidades da AFPESP que participaram da campanha, quantos presentes cada uma arrecadou e quais foram as instituições de acolhimento beneficiadas:
Sede Social e prédios anexos:
CEI Vagalume (58 presentes);
Casa Vida Divina (50 presentes);
CEI Irmã Dulce (13 presentes);
Total: 121 presentes.
Presentes da campanha Natal Solidário são entregues à Casa de Apoio Vida Divina. Foto: Rodolfo Cruz.
Unidades Regionais:
Araçatuba: Casa Abrigo / Brota Vida - Casa de Apoio a Pessoa com Câncer (18 presentes);
Araraquara: Casa Mater Raio De Luz (20 presentes);
Bauru: Creche Sementinhas (28 presentes);
Botucatu: Centro de Restauração da Vida Novo Caminho (15 presentes);
Bragança Paulista: Pastoral da Criança – Diocese de Bragança Paulista (13 presentes);
Campinas: Lona das Artes Projeto Lona das Artes de Circo Social (19 presentes);
Franca: Instituição de Apoio Nossa Senhora Aparecida (10 presentes);
Guarulhos: Núcleo Batuira Serviço de Promoção da Família - Casa do Caminho I (16 presentes);
Marília: Associação Filantrópica de Marília (11 presentes);
Piracicaba: Lar Franciscano de Menores (16 presentes);
Presidente Prudente: Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos (23 presentes);
Ribeirão Preto: Casa de Apoio Projeto Gabi (16 presentes);
Santos: Rede Aliança de Solidariedade / Igreja 100% Vida (20 presentes);
São Bernardo do Campo: Lar Pequeno Leão (11 presentes);
São Carlos: Centro Promocional de Menores Lar Padre Teixeira (15 presentes);
São José do Rio Preto: Centro Social Parque Estoril (10 presentes);
São José dos Campos: Associação Joseense de Ação Social – AJAS (15 presentes);
Sorocaba: Associação Bom Pastor (23 presentes);
Taubaté: Lar Santa Verônica (22 presentes);
Total: 341 presentes entregues nas URs.
Colaboradoras da Unidade Regional Araraquara, entregam presentes da campanha Natal Solidário à Casa Mater Raio De Luz. Foto: UR Araraquara
Unidades de Lazer:
UL Areado: Cartinha de Natal dos Correios (1 presente);
UL Campos do Jordão: APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campos do Jordão (63 presentes);
UL Caraguatatuba: Casa Beija Flor - Crianças Carentes (13 presentes);
UL Guarujá: Paróquia Nossa Senhora de Fátima (18 presentes);
UL Poços de Caldas: Associação Criança Feliz (13 presentes);
UL São Pedro: Pais - Programa de Auxílio e Integração Social (18 presentes);
ULs Termas e Fazenda Ibirá: 1 presente;
UL Ubatuba: Apae – Associação De Pais E Amigos Dos Excepcionais (7 presentes);
Total: 134 presentes entregues nas ULs.
Entregas realizadas pela Sede Social
Os olhinhos, curiosos, rapidamente trataram de voltar suas atenções aos pacotes que chegavam. As crianças de até 2 anos atendidas pelo Centro de Educação Infantil (CEI) Vagalume sabiam que algo especial estava acontecendo. Naquela tarde de 16 de dezembro, a magia do Natal havia chegado, propiciada pela equipe da Coordenadoria Social da AFPESP.
Todos os 58 alunos da creche foram apadrinhados e receberam seu presente personalizado. Alguns, mais extrovertidos, chegavam perto, na tentativa de encontrar logo o pacote que seria o seu. Até os mais tímidos, servindo-se das paredes como apoio, também deram as caras para participar daquele momento único.
“Eu me emocionei muito. Teve uma menina que pegou em minha mão e se aproximou de mim com amor. Essa campanha significa tudo, pois o amor pelo próximo é muito importante. Nós nos preocupamos muito com aliviar a dor das pessoas que sofrem, que não tem uma roupa para usar, uma comida no prato para comer. Acho que se a gente não viver para servir, a gente não serve para viver”, disse Elvira Stippe Bastos, coordenadora Social da AFPESP.
Equipe de colaboradores da AFPESP entregam presentes da campanha Natal Solidário às representantes da C.E.I. Vagalume. Foto: Elisa Izumi Torres.
Localizada no bairro do Jardim Danfer, na Zona Leste de São Paulo, o CEI Vagalume atende crianças moradoras da região. Como explicou a diretora pedagógica da instituição, Cláudia Torres Fernandes, muitos desses alunos passam por situação de vulnerabilidade social, e a missão da instituição é lhes oferecer uma condição de vida mais digna.
“A maioria das crianças que estão aqui não ganharia nenhum presente neste Natal. Fico até emocionada porque nós não conseguiríamos fazer isso sozinhos. A gente preza pelo carinho, atenção e o que a gente puder dar de melhor nos cuidados com nossos alunos. O que a AFPESP e os associados estão oferecendo é uma forma de os pais também verem o carinho que outras pessoas têm com os filhos deles”, ressaltou Cláudia, comovida pelo momento.
Cláudia Torres Fernandes, diretora pedagógica do CEI Vagalume, cede entrevista à AFPESP. Foto: Elisa Izumi Torres.
Ao todo, os associados e colaboradores que participaram da campanha na Sede Social da AFPESP e prédios anexos entregaram 121 presentes às crianças apadrinhadas. Os kits foram destinados a três instituições de acolhimento infantil da cidade de São Paulo. Além do Centro de Educação Infantil (CEI) Vagalume, também foram beneficiadas a Casa Vida Divina (centro de acolhimento para crianças e adolescentes em tratamento de câncer, oriundos de outros estados) e CEI Irmã Dulce (abrigo de crianças sob proteção judicial).
Colaboradoras da Coordenadoria Social da AFPESP entregam presentes à representante do CEI Irmã Dulce. Foto: Rodolfo Cruz.