Confira a playlist com apresentações do Teatro AFPESP
Por Redação
Do seu início no país como ferramenta de catequização aos espetáculos on-line – inseridos durante a pandemia – o teatro nacional construiu uma história que o colocou como produto importante no catálogo artístico e cultural brasileiro. E para celebrar o Dia Nacional do Teatro, comemorado ontem, 19 de setembro, vamos contar um pouco da trajetória dessa arte no Brasil.
O teatro na missão dos jesuítas
No Brasil, o teatro surgiu no século XVI, quando o país tornou-se colônia portuguesa e os padres jesuítas passaram a catequizar os índios. Uma das ideias para atrair a atenção dos nativos no processo de catequização foi o uso do teatro no lugar dos sermões. O Padre Anchieta era o responsável pela autoria de algumas peças, como “O Auto da Pregação Universal” e “Na Festa de São Lourenço”.
Entretenimento para a corte
Com a chegada da família real portuguesa em 1808, o teatro passou a fazer parte do entretenimento da corte, mas os atores eram todos estrangeiros, assim como os textos interpretados. Além de ser um evento restrito aos aristocratas, as peças refletiam apenas os gostos europeus da época.
Em 13 de março de 1838 um grupo teatral cem por cento brasileiro apresentou a tragédia “O Poeta e a Inquisição”, de Gonçalves Magalhães. Neste período surgiram também as Comédias de Costume, com textos que usavam fatos da época para arrancar risos da plateia, e alguns autores teatrais, como Castro Alves, Casimiro de Abreu, Barata Ribeiro e outros.
Século XX
Os grandes marcos do teatro brasileiro no século XX aconteceram em 1943, com a estreia de “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, e “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, e depois em 1958 com a criação do Teatro Brasileiro da Comédia formado por grandes artistas, centre eles Cacilda Becker, Fernanda Montenegro e Sérgio Cardoso.
Teatro em tempos de pandemia
A classe artística como um todo precisou se reinventar por causa da pandemia. Para se manter na ativa, respeitando todos os protocolos sanitários, a solução foi transmitir os espetáculos na internet para o público assistir de maneira segura e confortável de casa.
A Coordenadoria de Educação e Cultura disponibilizou no canal da AFPESP no YouTube apresentações realizadas nos últimos anos. Alguns dos espetáculos são “A Casa Fechada”, “O Tempo” e “Felicidade”.
Os cursos de teatro na AFPESP iniciaram uma nova fase em 2005 e deram origem a duas turmas formadas por associados que integraram o elenco ao longo dos anos em diferentes montagens. O curso hoje ministrado por Cristina Vilela já contou com a orientação de outros excelentes professores, como Jorge Julião e Jane Santa Roza. Destaque também para a participação da artista Nani Catta Preta que realizou a pesquisa de época e adereços desde 2005.
SERVIÇO TEATRO AFPESP
As atividades de Teatro estão acontecendo pelo aplicativo Zoom, em cronograma estabelecido pela professora Cristina Vilela.
Para informações e matrículas entre em contato com: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Obs.: Para a participação nas aulas é necessária inscrição prévia.
Fonte: Secretaria da Educação do Paraná; Coordenadoria de Educação e Cultura AFPESP