Hoje majoritariamente residencial, área se desenvolveu a partir de 1770, quando tropeiros passavam por ela sentido litoral
Por Redação
A história da Vila Mariana começou em 1770, quando os chamados tropeiros passavam pela região sentido ao litoral. A principal via do bairro atualmente, a Rua Vergueiro, servia de acesso para a carreata de homens montados a cavalo numa época em que não havia estradas no Brasil.
O bairro já foi chamado de “Cruz das Almas” por causa de um cruzamento da Rua Afonso Celso, trecho visto como homenagens a dois tropeiros que morreram no local, além de indicar um atalho para a Rua Santa Cruz. A religiosidade, inclusive, ganhou espaço em diversos pontos do entorno.
Tal fato se concretizou em uma capela construída em devoção à Santa Cruz. Ampliada, tornou-se a Igreja Nossa Senhora da Saúde, uma das mais belas paróquias da cidade de São Paulo, inaugurada em 1935.
A Vila Mariana abriga ainda espaços culturais como a Casa Modernista, primeiro projeto do gênero no Brasil. É uma área residencial, tranquila e cheia de atrativos.
Assista ao novo episódio do Momento Jornada Cultural.
A série está disponível no canal oficial da AFPESP no YouTube. A cada semana um novo lugar é explorado.
O Momento Jornada Cultural – AFPESP é uma iniciativa da Coordenadoria de Educação e Cultura com o intuito de proporcionar aos associados as mesmas vivências histórico-culturais oferecidas nas excursões da Jornada Cultural, que, em função da pandemia, não é realizada presencialmente.