Anna Pamella Andrighi chega em 1º lugar na categoria feminina da prova de corrida de 5 km; Jefferson Alves dos Santos é o 2º lugar masculino de 5 km e Arnaldo Junio Rocha Pinho fica em 2º lugar masculino da prova de corrida de 10 km
Por Andréa Ascenção
A AFPESP uniu-se a Norte Marketing Esportivo e ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) para organizar a 1ª Corrida e Caminhada do Servidor Público, em comemoração ao centenário do TCESP. Dos 2.290 inscritos, três associados da AFPESP subiram ao pódio neste domingo (1º).
Os participantes puderam optar dentre três provas, que aconteceram simultaneamente nas principais ruas e avenidas no Centro Histórico da cidade de São Paulo: caminhada de 3 km e corridas de 5 km e de 10 km.
“Sempre que tenho oportunidade, gosto de caminhar. Normalmente, eu dou uma caminhada no Parque Buenos Aires, que fica perto da minha casa”, revelou o presidente da AFPESP, Artur Marques, antes de percorrer os 3 km de prova. O dirigente falou também sobre o propósito de democratizar o acesso ao esporte. “A AFPESP entrou nessa parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo exatamente para permitir que todo mundo participe”, finalizou Artur Marques.
A 2ª vice-presidente da AFPESP, Rosy Maria de Oliveira, observou que a 1ª Corrida e Caminhada do Servidor Público proporciona mais do que o movimento do corpo. “Já participei de algumas provas de caminhada no Ipiranga e no Ibirapuera, mas aqui é mais uma confraternização. Então, o ânimo das pessoas é diferente. Eu desejo uma boa corrida e caminhada para todos”, disse Rosy.
Quem também encarou a prova de caminhada foi o presidente do TCESP, Renato Martins Costa, que explicou como o evento foi concebido: “Nós fizemos uma série de planificações para o ano do centenário. Nos pareceu uma boa ideia fazermos um evento que de certa maneira homenageasse o centro da cidade e a corrida foi se desenvolvendo a partir dessa ideia. Em um certo ponto estabelecemos uma parceria com a AFPESP e isso foi absolutamente indispensável porque a associação tem uma expertise nessa área esportiva. Tivemos toda a colaboração da diretoria, especialmente do dr. Artur, o que acabou viabilizando o evento. Estou feliz que o Tribunal e a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo se uniram para proporcionar esse momento de congraçamento e tanta alegria que envolve as pessoas numa manhã de domingo”.
Associados que subiram ao pódio
“Eu comecei uma assessoria em junho e venho correndo toda semana. Hoje foi maravilhoso! O percurso é diferente. Adorei correr pelo Centro, um local onde trabalho. A gente foi passando por lugares muito bonitos, que nem sempre conseguimos ver com os olhos que vimos nessa corrida de hoje. Eu também corro meia maratona e meus treinos geralmente são para maratona. Foi uma surpresa ganhar os 5 quilômetros porque é uma questão de resistência. Eu estou muito feliz!”
Anna Pamella Andrighi, 32 anos – 1º lugar da prova feminina de corrida de 5 km. É escrevente do juiz Vítor Frederico Kümpel, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
“Eu corro há 21 anos e o preparativo para essa prova foi bem específico porque eu estou voltando a correr provas mais curtas. Sou associado da AFPESP há mais de 12 anos e não podia faltar nessa prova, que além de ser no centro histórico é da AFPESP. Muito mais do que o desempenho, é a amizade que a gente adquire nas provas que conta. A organização está de parabéns”.
Jefferson Alves dos Santos, 40 anos – 2º lugar da prova masculina de corrida de 5 km. É técnico de radiologia no Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo).
“A preparação é diária. Eu acordo muito cedo para fazer meus treinos porque eu trabalho e faço faculdade a noite. Gosto de correr em montanha, trilha. É meu esporte principal. Serve como uma válvula de escape. Às vezes eu faço corrida de rua para testar velocidade. Eu vi que teria essa corrida do servidor público e essa era uma ótima oportunidade, ainda mais aqui em São Paulo, correndo pelo centro histórico, que foi novidade, acho que para todo mundo. A corrida de rua acontece muito rápido. Então, são cenários passando do seu lado e você tendo que se monitorar e tentando terminar o mais rápido possível. Isso também é bem legal porque você testa o seu condicionamento físico, chega ao limite, e eu venho de uma lesão no quadril. Foi uma superação. Tive que me esforçar muito. Esse resultado de hoje veio para coroar todo esse período. E cheguei vendo o pessoal do trabalho, no Tribunal de Contas; minha mãe também estava ali na chegada. Então, foi motivo de muito orgulho, honra e felicidade. Não imaginava esse resultado. Entreguei tudo o que eu tinha”.
Arnaldo Junio Rocha Pinho, 34 anos – 2º lugar da prova masculina de corrida de 10 km. É auditor de controle externo do TCESP.
Confira todos os vencedores das provas de corrida de acordo com o tempo de execução:
5 km
Feminino
1º lugar: Anna Pamella Andrighi
2º lugar: Andreza Nunes da Silva
3º lugar: Roberta Uyara Ferreira
Masculino
1º lugar: Juliano Tavares dos Santos
2º lugar: Jefferson Alves dos Santos
3º lugar: Wilton Delmondes de Souza
10 km
Feminino
1º lugar: Juliana Simões
2º lugar: Mauricele de Souza Almeida
3º lugar: Marlene Nascimento Carsola
Masculino
1º lugar: Paulo Ricardo Monteiro
2º lugar: Arnaldo Junio Rocha Pinho
3º lugar: Luiz Carlos Ferreira
Na prova de caminhada não há classificação.
Saúde e bem-estar
Antes da largada, às 7h, a 1ª Corrida e Caminhada do Servidor Público contou com espaço para análise de glicemia e pressão arterial dos participantes. Antes, durante e depois das provas foi disponibilizado o exame de bioimpedância. Durante as provas até o final do evento foi possível receber uma quick massage (massagem rápida) e pedalar a bike juice.