Série de publicações da Folha do Servidor destaca os benefícios dos esportes para pessoas com mais de 60 anos e sugere atividades físicas para começar a se movimentar
Por Otávio Augusto Rodrigues
Manter-se ativo na terceira idade é fundamental para a saúde e o bem-estar. A prática regular de esportes oferece inúmeros benefícios: auxilia na prevenção de doenças – como diabete e hipertensão –, aumenta a disposição, fortalece músculos e ossos, melhora a resistência física, reduz o estresse e os sintomas de depressão.
Nesta 3ª edição da série de publicações "Esportes 60+", a ‘Folha do Servidor’ apresenta mais quatro sugestões de atividades físicas para pessoas na terceira idade, que combinam diversão, integração social e cuidado com o bem-estar. São elas: tênis de mesa, badminton, ciclismo e pilates (saiba mais sobre cada uma delas abaixo).
Que tal se inspirar e experimentar pelo menos uma dessas modalidades? Afinal, não importa a idade, o importante é se movimentar!
Algumas das atividades indicadas podem ser praticadas em clubes, praças, parques ou nas unidades regionais e de lazer da AFPESP. Associados que são assinantes do Wellhub ou TotalPass ainda têm a vantagem de explorar esses esportes em academias, estúdios e unidades conveniadas.
Ah, e se você perdeu as 1ª e 2ª edições de "Esportes 60+", não deixe de conferir.
Tênis de mesa e badminton
O tênis de mesa é um dos esportes mais queridos das unidades de lazer da AFPESP e considerado ótimo para fortalecer todo o corpo, melhorar os reflexos e estimular o espírito competitivo.
Integrado ao programa oficial dos Jogos Olímpicos desde 1988, o também chamado pingue-pongue – termo usado para a prática mais recreativa – pode ser jogado em duplas ou individualmente.
Os equipamentos necessários para o tênis de mesa variam de simples a mais aprimorados, e é possível improvisar com itens do dia a dia, como uma mesa de madeira e uma rede montável.
Nas regras oficiais, para marcar um ponto, cada jogador deve fazer com que a bolinha toque a mesa do adversário sem que ele consiga rebater. O primeiro a alcançar 11 pontos ganha um set, e quem vencer a melhor de sete sets é declarado o grande vencedor da partida. O saque é intercalado entre os oponentes a cada dois pontos.
Confira as unidades de lazer que disponibilizam salão de jogos: UL Amparo, UL Areado, UL Appenzell Campos do Jordão, UL Campos do Jordão, UL Fazenda de Ibirá, UL Guarujá, UL Termas de Ibirá, UL Itanhaém, UL Lindoia, UL Maresias, UL Monte Verde, UL Peruíbe I, UL Peruíbe II, UL Poços de Caldas, UL Saha Campos do Jordão, UL São Lourenço, UL São Pedro, UL Serra Negra, UL Socorro, UL Ubatuba.
Um esporte semelhante, também jogado com raquetes, é o badminton. Assim como o tênis de mesa, a modalidade faz parte da programação dos Jogos Olímpicos (desde 1992), mas os instrumentos utilizados são mais sofisticados e a dinâmica dos movimentos é bem diferente. Por isso, é preciso treinar bastante para pegar o jeito.
As partidas de podem ser disputadas entre duas pessoas (um contra um) ou em duplas, e podem ocorrer em ambientes abertos ou fechados, utilizando uma rede oficial, improvisada ou de fácil montagem. Também é possível jogar sem a rede, focando apenas na troca de jogadas para se divertir e praticar.
Para vencer uma partida, é necessário fechar uma série melhor de três games, cada um sendo disputado até 21 pontos.
Ciclismo
O ciclismo é um excelente esporte para ser praticado por pessoas com 60 anos ou mais. Por ser uma atividade de baixo impacto, é ideal para preservar as articulações e pode ser facilmente adaptado a diferentes níveis de habilidade e condicionamentos físicos.
Pedalar regularmente contribui para a saúde cardiovascular, fortalece os músculos das pernas, aumenta a resistência física e é uma ótima forma de aliviar o estresse, proporcionando uma sensação de bem-estar imediato.
A modalidade pode ser praticada ao ar livre, em parques ou ciclovias, ou até mesmo em casa, utilizando bicicletas ergométricas. Para iniciantes, trajetos planos e curtos são recomendados como uma maneira segura e eficaz de começar.
Além dos benefícios à saúde, o ciclismo também promove a integração social. Praticar em grupo ou em dupla é uma boa opção para fortalecer laços, criar novas amizades e tornar a atividade ainda mais divertida e motivadora.
Pilates
Por último, mas não menos importante, a Folha do Servidor destaca a prática do pilates, um método de exercício que se concentra no fortalecimento dos músculos do abdômen, costas e pelve, melhorando a flexibilidade, a postura e a consciência corporal. O pilates também alivia tensões, promove relaxamento e tem um impacto positivo na saúde mental.
A AFPESP, por meio de sua Coordenadoria de Esportes, oferece aulas de pilates solo e studio, na Unidade CBI e Sede Social, e pilates solo na unidade capital. Todas as aulas são ministradas por profissionais habilitados, que avaliam as necessidades dos associados e adaptam as atividades de acordo com seus objetivos e condição física. Confira a página da atividade e agende sua sessão.
Os associados também podem fazer aulas de pilates em algumas unidades regionais. São elas (clique no link para saber mais): UR Araçatuba, UR Araraquara, UR Bauru, UR Botucatu, UR Campinas, UR Franca, UR Marília, UR Piracicaba, UR Presidente Prudente, UR Ribeirão Preto, UR Santos, UR São Carlos, UR São José do Rio Preto, UR Sorocaba.