Nesta segunda-feira (21), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo empossou 117 juízes substitutos aprovados no 191º Concurso de Ingresso na Magistratura. Realizada no Palácio da Justiça, a sessão solene foi conduzida pelo desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, atual presidente do TJSP. O presidente da AFPESP, Artur Marques, que é desembargador aposentado, prestigiou a solenidade.
Artur Marques (centro), presidente da AFPESP, durante a solenidade. Foto: TJSP
O Concurso de Ingresso na Magistratura é um dos certames mais concorridos do Brasil. O edital foi publicado em agosto de 2024 e teve cerca de 4,5 mil inscritos. Após cinco fases, 117 candidatos foram habilitados para exercer a função. Os aprovados têm origem em 18 estados diferentes. São 63 mulheres e 54 homens, entre 26 e 46 anos de idade.
A juíza Priscila Domenice, primeira colocada no concurso, discursou em nome dos aprovados. “Cada um de nós, à sua maneira, lutou a árdua batalha do concurso público e carrega consigo a história que o trouxe até aqui. Com toda certeza, essas vivências pessoais formaram a bagagem que hoje trazemos conosco e que nos acompanhará para o resto de nossa atuação profissional”, disse. O registro foi feito pelo portal de notícias do TJSP.
Essa foi a primeira turma da Magistratura paulista a realizar o Enam (Exame Nacional da Magistratura), que passou a ser requisito para habilitação no concurso público de ingresso na carreira.