Órgão público divulga orientações sobre como evitar compra de remédios falsificados
Por Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um comunicado da empresa Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda., responsável pelo medicamento Ozempic® (semaglutida), alertando sobre a comercialização indevida de canetas de insulina Fiasp® e FlexTouch® com adesivos e rótulos do lote NP5K174 de Ozempic®.
O lote em questão é original da farmacêutica, mas os rótulos foram utilizados de forma fraudulenta em embalagens de insulinas para serem vendidas como Ozempic®.
O que fazer em casos de compra de medicamento falsificado e como evitar
À população e aos profissionais da saúde, a Anvisa orienta que atentem-se às características da embalagem e do produto. O medicamento deve ser adquirido apenas quando estiverem completos (dentro da caixa), em farmácias regularizadas junto à Vigilância Sanitária e que emitam nota fiscal para a venda.
Sites, canais para comercialização de medicamentos que usam os nomes das marcas, aplicativos de vendas e redes sociais devem ser analisados de forma criteriosa. A compra de medicamentos em grupos de mensagens não é recomendada.
Confira alguns indicativos de fraude listados no comunicado da Novo Nordisk:
- A caneta de Ozempic® é de cor azul clara, com o botão de aplicação cinza. Já canetas de insulina Fiasp® são de cor azul escura, com botão laranja.
- Embalagem do medicamento rasurada ou visivelmente alterada, em idioma estrangeiro, com aparência farmacêutica (apresentação) diferente da registrada e com informações incorretas sobre o produto – o Ozempic® 1mg é vendido apenas em canetas pré-preenchidas injetáveis.
- Preços muito abaixo dos praticados no mercado regular de farmácias e drogarias.
- Adesivos e indicações de “nova fórmula” ou informações semelhantes – a Novo Nordisk não lançou nenhuma nova fórmula de Ozempic® desde sua chegada ao mercado, em 2019.
- Canetas de Ozempic® 1mg com numerações no seletor de dose diferentes de 0mg e 1mg.
A empresa reforça que, caso o usuário desconfie de algum medicamento falsificado, não utilize e entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da Novo Nordisk: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88, ou 24 horas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A Anvisa também deve ser notificada pela Ouvidoria ou pelo VigiMed (sistema para notificação de suspeitas de eventos adversos relacionados a medicamentos e vacinas).
Fonte: Ministério da Saúde