Em homenagem ao Dia dos Pais, celebrado no dia 10 de agosto, o presidente da ALCA, Aclibes Burgarelli, produziu o texto abaixo sobre a parábola do filho pródigo. Confira:
O retorno do filho pródigo à luz do dia dos pais
Reflexão
Pai biológico é a pessoa que na sua sensibilidade experimenta a sensação de preenchimento de sua existência com a vinda de alguém a marcar acontecimentos diversos: uns para o bem e, outros, para o mal; no entanto, somente os bons se apegam ao amor e estes permanecerão para todo o sempre.
A cada ano, anuncia-se aos filhos o dia dos pais, dia dedicado a Santo Lourenço, diácono e mártir. Toda homenagem que se espera nesse dia pauta-se em duas direções: o aspecto comercial imposto por quem usa a figura do pai, do jeito de matéria-prima de seus negócios e, outro aspecto, o além da vida física para se encontrar a verdade do amor, isto é, do pai bondoso; aquela Luz Divina invocada por Jesus nos momentos das atribulações da sua forma de vida física.
Dá conta dessa verdade a mensagem que se colhe na parábola do filho pródigo, ou seja, o amor incondicional, o amor infinito do Pai Divino por todos os seus filhos, independentemente de seus erros e falhas.
O enredo refere-se a um filho que pede ao pai a parte da herança que por direito lhe caberia e, faz desse ativo financeiro, motivo para esbanjamento na vida de prazeres. Exaurida a herança, ao ver-se na pobreza e faminto sem qualquer recurso, retorna arrependido ao lar, onde é recebido com alegria, muita festa e o perdão manifestado pelo pai.
Arrependimento e perdão
O retorno do filho simboliza a importância do arrependimento e a possibilidade de perdão divino para aqueles que sinceramente buscam a reconciliação com Deus.
Gratidão e reconhecimento
A parábola nos lembra da importância de reconhecer as bênçãos recebidas e de expressar gratidão por tudo que foi recebido, assim como o pai da parábola reconheceu a importância do filho mais velho que em sua vida não o abandonou e, por essa razão, acometeu certo desconforto com o gesto de acolhimento do filho arrependido.
Alegria pela restauração
A festa preparada pelo pai para o filho pródigo ressalta a alegria e a celebração pela restauração daqueles que se afastam e retornam ao caminho da fé.
A parábola do filho pródigo é uma poderosa mensagem sobre o amor, o perdão, a restauração e a alegria de estar na presença de Deus.
A bem da verdade, melhor do que o título O Filho Pródigo, adequada é a expressão O Pai Bondoso.