Quem Somos

A Academia foi fundada em 30 de outubro de 2003, quando foram selecionados entre os associados artistas, escritores e pesquisadores. Composta por 60 membros, sendo 20 na Cadeira de Letras, 20 na Cadeira de Ciências e 20 na Cadeira de Artes. A Academia realiza sessões bimestrais, nas quais são apresentados trabalhos dos Acadêmicos sobre seus patronos, de acordo com cada especialização. Nas mesmas sessões, os membros trocam informações e divulgam seus trabalhos e pesquisas. Desta forma, a integração cultural entre os associados é amplamente difundida.

Na sessão bimestral o debate é cultural, no qual os participantes agregam informações sobre o patrono. Cada pesquisa apresentada equivale a uma monografia desse patrono. São trabalhos individuais, lidos e comentados. Os Acadêmicos também apresentam propostas para melhor divulgar seus trabalhos, bem como felicitam outros associados que produzem obras relevantes para o desenvolvimento cultural. A cultura compreende diversas artes e na Academia todas são representadas. Cada Acadêmico tem uma obra de destaque, que interfere no desenvolvimento educacional e cultural do País. Outro aspecto de relevância é que entre os servidores públicos do Estado, existem muitos intelectuais renomados, pesquisadores premiados e artistas consagrados.

A Academia reúne o grupo com mais destaque entre os servidores públicos do Estado, que se candidataram ao Sodalício. Na Academia, além das sessões bimestrais, são organizados os almoços, as atualizações dos currículos e recebidas as propostas e sugestões diversas de seus membros. Também há um canal de comunicação direto com o associado, através do jornal "Folha do Servidor Público" que, mensalmente, publica o perfil de 03 (três) acadêmicos e um texto (escritos pelos mesmos) que pode ser crônica, verso, prosa, poesia, etc.

O mais importante é que a Academia da AFPESP é uma das primeiras entre as entidades do funcionalismo público do Estado de São Paulo. Cuida de atividade cultural, que mostra ao público em geral, e ao funcionalismo em particular, a qualidade intelectual dos servidores públicos.

01Irene Zanette de Castañeda
02
03Antônio Carlos Duarte Moreira
04Antonio José Laé de Souza
05
06Arita Damasceno Pettená
07Duílio Battistoni Filho
08Aclibes Burgarelli
09Hebe C. Boa-Viagem A. Costa
10João Baptista da Silva
11Maria Cecília Graner Fessel
12
13Luiz Bruner de Miranda
14Mário Basacchi
15Guaraciaba Micheletti
16
17Dr. Mario Santoro Junior
18Rosa Maria de Britto Cosenza
19Rosemeire Aparecida Trebi Curilla
20
01Luís Paulo Sirvinskas
02Antonio Luiz Ribeiro Machado
03Antonio Miguel Malatesta
04Ary Domingos do Amaral
05Fernanda Giannasi
06Haydeé Santos Galvão Mello
07Irenilza de Alencar Naas
08Jairo Galindo
09
10
11José Benedito Rossigalli
12Luiz Carlos Pires
13Marcos Luís Garita
14Marcus Vinícius Jardini Barbosa
15Mônica Heloísa Braga Vasques
16Percy Corrêa Vieira
17Rina Ricci Cagnacci
18Carlos Alberto Marchi de Queiroz
19Terezinha Ribeiro de Barros
20Yolanda Cintrão Forghieri
01
02Eufrazia de Andrade Fregonesi
03Ivete Cassiani Furegatti
04
05
06Yara Regina Franco
07Salvador Roberti Arcuri
08Vitória Oliva Perricci
09
10Antonietta Tordino
11Antonio Nicola Gentil
12Duxtei Vinhas Itavo
13Emerson Sousa Zalotti
14Gení Fuzato Dagnoni
15Janethe Akiko Nakamura Monteiro
16Elvira Stippe Bastos
17Marli Luiza Martins Stracieri
18Tadeu Vicente de Carvalho Bandoni
19Thaís Helena Costa
20Ana Maria Del Fiore Castro