Educação continuada: Centro de Estudos e de Desenvolvimento Pessoal organizou atividades que abrangem segurança digital, uso de aplicativos e fake news
Por Redação
Especialistas indicam: períodos de isolamento social impostos pela pandemia são úteis para aprimorar conhecimentos. O tempo em casa possibilita acesso a conteúdo formativo por meio de novas tecnologias, o que amplia a capacidade intelectual das pessoas de maneira prática e eficiente.
Essa nova realidade vem sendo cada vez mais difundida na AFPESP, especialmente neste ano do 90º aniversário. Para se adaptar às novidades, o Centro de Estudos e de Desenvolvimento Pessoal (CEDEP), até então conhecido como Escola AFPESP, preparou um Workshop On-line sobre tecnologia, de 25 de março a 12 de abril.
O conteúdo vai tratar de segurança digital, uso de aplicativos, organização de arquivos na nuvem e fake news. As inscrições devem ser feitas neste link. As vagas ficam disponíveis até o limite de pessoas indicado na programação. Caso a quantidade não seja atingida, a inscrição pode ocorrer até a véspera do evento.
Inicialmente, estão programados cinco encontros e uma palestra, que serão transmitidos pela plataforma Zoom. As atividades foram planejadas com a Interatividade Cursos, parceira da Coordenadoria de Educação e Cultura, de acordo com o cronograma abaixo.
Na opinião do presidente da entidade, Álvaro Gradim, a novidade confirma o empenho da atual gestão na oferta de educação continuada para os associados. “A implementação do Centro de Estudos e Desenvolvimento Pessoal é uma evolução do que já fazíamos com a Escola AFPESP. A ideia é reforçar o apoio à formação dos servidores neste ano comemorativo dos 90 anos da Associação”, diz.
PROGRAMAÇÃO
SEGURANÇA DIGITAL (2 horas / 30 pessoas)
Dia 25/03
Horário: 10h às 12h
O Mundo Digital
O que é segurança digital
Tipos de ameaças digitais
Saiba se proteger
Indícios de dispositivo infectado
Como denunciar um crime virtual
WEBCONFERÊNCIA ZOOM – BÁSICO (2 horas / 20 pessoas)
Dia 29/03
Horário: 14h às 16h
Diferença entre as principais plataformas (Zoom, Google Meet, Microsoft Teams e Whatsapp)
Recursos básicos – como participar de reuniões e aulas on-line
Dicas para participar de reuniões
PALESTRA SOBRE FAKE NEWS (1 hora / 50 pessoas)
Dia 01/04
Horário: 10h às 11h
O que são fake news?
Como as fake news são criadas?
Como funcionam as fake news?
Por que as pessoas compartilham fake news?
Como descobrir uma fake news?
Consequências das fake news
Como combater as fake news?
ORGANIZAÇÃO DE FOTOS/DOCUMENTOS NA NUVEM (2 horas / 20 pessoas)
Dia 05/04
Horário: 14h às 16h
Principais recursos do Google Drive
Como abrir o Google Fotos
Buscas completas
Criar álbuns (pastas)
Criar álbuns com fotos da mesma pessoa
Backup e sincronização
Deletar fotos após o backup
Recupere fotos deletadas / limpeza da lixeira
Acessando o Google Fotos off-line
WHATSAPP WEB (2 horas / 30 pessoas)
Dia 07/04
Horário: 18h às 20h
A importância de utilizar esse recurso no dia a dia como ferramenta de trabalho
Como acessar o WhatsApp Web
O que é QR Code
Nova conversa
Detalhes de visualização
Ícones da conversa
Anexar e enviar arquivos de mídia (fotos e vídeos) e documentos do computador
Encaminhar mensagens ou arquivos de mídia
Download de mídias e documentos recebidos
Apagar mensagens enviadas e recebidas
E-MAIL NO SMARTPHONE (2 horas / 30 pessoas)
Dia 12/04
Horário: 10h às 12h
Acessar Gmail
Enviar mensagem
Responder mensagem
Encaminhar mensagem
Anexar arquivos (fotos/documentos)
Receber mensagem
Download de arquivos