Localizada na rua Padre Feijó, 44, no centro de Poços de Caldas (MG), UL tem 138 apartamentos previstos; autoridades da região participam do momento histórico para a associação
Por Andréa Ascenção
No dia 13 de novembro, representantes dos órgãos diretivos da AFPESP e autoridades locais se reuniram na rua Padre Feijó, 44, no centro de Poços de Caldas (MG), para dar início simbólico às obras da nova unidade de lazer da associação.
Oficialmente, as obras nos antigos hotéis Lancaster e São Francisco, adquiridos em 2018, começaram no dia 20 de outubro de 2025. A primeira fase contempla a demolição de parte da área externa de lazer do hotel São Francisco para redefinição de layout. Depois vem a fase de “descascar”, ou seja, remover materiais danificados, como pastilhas. Na terceira fase será realizado o acabamento, que abrange principalmente: reboco, pintura, instalação elétrica, hidráulica e rede de dados.
Na ocasião, o presidente da Diretoria Executiva da AFPESP fez uma retrospectiva: “Vencemos vários obstáculos. O primeiro deles aconteceu no começo da nossa gestão, em janeiro de 2022, quando veio uma comissão em Poços de Caldas, sob a coordenação da [então 2ª vice-presidente da AFPESP] Dra. Rosy Maria de Oliveira. Ficamos muito felizes de saber que a propriedade já estava conosco, a matrícula havia sido assegurada e a gente ia começar o projeto de retrofit. Aí eu levei o processo para casa, comecei a examinar e percebi que havia sido modificado o plano diretor [lei municipal que define como o espaço urbano deve ser usado], o que acarretaria a diminuição do espaço útil do imóvel. A alternativa que restava era entrar em contato com a prefeitura para saber se havia possibilidade de utilizar o que remanescia da construção dos antigos hotéis São Francisco e Lancaster. A resposta foi positiva. Começamos a trabalhar em cima de uma nova proposta e obtivemos êxito junto à Diretoria Executiva. Depois, encaminhamos para a reunião conjunta, que aprovou a proposta em 2025”, lembrou Artur Marques.
Da esquerda para a direita: Antonio Bento de Melo (coordenador de Obras da AFPESP), Dalmar Cassapula (presidente do Conselho Fiscal da AFPESP), Lizabete Machado Ballesteros (diretora Econômico-financeira da AFPESP), Artur Marques (presidente da Diretoria Executiva da AFPESP), Paulo Ney de Castro Jr. (prefeito de Poços de Caldas), Cassio Juvenal Faria (presidente do Conselho Deliberativo da AFPESP) e Gilmar Belluzzo Bolognani (2º vice-presidente da AFPESP e coordenador das Unidades de Lazer). Foto: Elisa Izumi Torres
O presidente do Conselho Fiscal, Dalmar Cassapula, esclareceu ainda que o processo para se chegar ao início das obras na UL Poços de Caldas II contou com empresas parceiras: “Na gestão passada fiz parecer sobre projeto de arquitetura/complementares elaborado pela Pollo Engenharia, mas infelizmente, como mudou a legislação municipal foi necessário parar tudo até se adequar à nova realidade. Felizmente, em 2024, foi elaborado pela mesma Pollo Engenharia um projeto denominado ‘Arquitetura Legal e Complementares’, com aprovação pelos órgãos diretivos. Depois, a JB Construções e Empreendimentos Ltda. foi contratada para executar as obras, conforme decisão em reunião conjunta. A nova Unidade de Lazer certamente agradará a todos associados por vários fatores positivos”.
O prefeito de Poços de Caldas considera que a primeira unidade de lazer da AFPESP na cidade “é um modelo” e a segunda gera uma “expectativa muito grande”. “Temos muito orgulho de ter uma nova unidade da AFPESP, ainda mais agora, em um local que há muito tempo está fechado, um local nobre da cidade. Estamos muito felizes de receber esse empreendimento em um momento que o turismo da cidade está em grande crescimento”, afirmou Paulo Ney de Castro Jr.
Para a nova unidade de lazer estão previstos 118 apartamentos e 62 vagas de estacionamento, sendo duas para idosos e três para PcD. A área total construída manterá os 9.600 m² dos antigos hotéis.
“Nossa unidade de Poços de Caldas tem uma das maiores procuras. Então, o início das obras dos hotéis que foram adquiridos há alguns anos vai ampliar a nossa capacidade de hospedagem. Como se trata de uma estrutura preservada, todo o trabalho de recuperação será feito internamente. Precisamos, claro, trocar toda a parte elétrica, hidráulica e adaptar os apartamentos ao padrão AFPESP”, declarou Cassio Juvenal Faria, presidente do Conselho Deliberativo da AFPESP.
UL Poços de Caldas II em obras no dia 13 de novembro de 2025. Foto: Elisa Izumi Torres
“Sabemos que foi um processo bem burocrático para começar as obras e ficamos felizes por dar uma função social a esses prédios. Por isso, parabenizo toda a equipe da AFPESP. É uma honra receber os associados em Poços de Caldas, uma das mais belas cidades de Minas Gerais. Contamos com nossas águas termais, diversos pontos turísticos e muita natureza”, mencionou o presidente da Câmara dos Vereadores de Poços de Caldas, Douglas Eduardo de Souza.
Status da obra
“Nós já fizemos todo o projeto arquitetônico e serviços complementares e, agora, estamos dando início à execução da reforma dos dois edifícios. Na segunda fase faremos a junção de alguns apartamentos para tornarem eles mais confortáveis, dentro do padrão AFPESP, com ar-condicionado. Também teremos piscina climatizada, rooftop com vista para o jardim da cidade. A expectativa é terminarmos em 12 meses e colocarmos à disposição para os associados”, contou o coordenador de Obras da AFPESP, Antonio Bento de Melo.
Quem também esteve presente na reunião foi: Gilmar Belluzzo Bolognani (2º vice-presidente da AFPESP e coordenador das Unidades de Lazer), Lizabete Machado Ballesteros (diretora Econômico-financeira da AFPESP), Luiz José do Nascimento Libério (gerente da Coordenadoria de Obras da AFPESP), Thiago Martins (gerente da Coordenadoria das Unidades de Lazer da AFPESP), Tania Regina Rosa (gerente da UL Poços de Caldas), Sérgio Azevedo (ex-prefeito de Poços de Caldas, que assinou o alvará de reforma e adequações para os antigos hotéis São Francisco e Lancaster, e atual engenheiro atuante na DME Poços de Caldas Participações S.A), Cláudio Torres (diretor do Departamento de Serviços Públicos e Fiscalização de Posturas de Poços de Caldas) e Paula Narayane (diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo de Poços de Caldas).
Membros dos órgãos diretivos da AFPESP e autoridades de Poços de Caldas se reúnem na UL Poços de Caldas II durante obras. Foto: Elisa Izumi Torres



