Membros da Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal se reuniram na UL Termas de Ibirá
Por Leandro Silva
No último dia 2, o “4º Fórum Conjunto da Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal da AFPESP” promoveu discussão sobre a preservação de recursos naturais na associação, especialmente nas unidades de lazer, e quais ações podem gerar mais impacto positivo no meio ambiente.
Assista à cobertura do evento realizado na Unidade de Lazer AFPESP Termas de Ibirá:
Leia abaixo as reflexões de autoria do presidente da AFPESP, Artur Marques, sobre o trabalho desenvolvido durante o 4º Fórum AFPESP:
Aos associados,
Transmito-lhes, até com emoção, a experiência coletiva que vivemos durante o “4º Fórum Conjunto da Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal da AFPESP” e seus resultados.
Todo fórum é uma consagração da prática democrática do diálogo. E esse não foi diferente.
Os participantes foram separados em grupos, sob a responsabilidade de examinarem carências de determinada unidade de lazer ou um agrupamento delas, como é o caso das que estão situadas em regiões de litorâneas ou de montanhas.
É até comovente a riqueza de aspectos antevistos pelos grupos, confirmando que a criatividade pode ser adensada ou enriquecida ouvindo-se diretamente as pessoas que têm não só a responsabilidade de suas funções, mas muito a contribuir com suas experiências.
Cuidar do meio ambiente é um dever do Estado, da sociedade e de cada um de nós, que se tornou norma constitucional em 1988. Quando a regra jurídica se cristaliza é porque a consciência coletiva já estava dispersa, apontando para o futuro, à espera de ações concretas e objetivas.
E o futuro chegou de maneira surpreendente, ou seja, marcado por tragédias provocadas pelas mudanças climáticas: secas abrasadoras e chuvas intensíssimas. Basta lembrar as tragédias do litoral norte e, mais recentemente, do Rio Grande do Sul. O Brasil também entrou no mapa fatídico dos furacões e dos ciclones, com graves consequências.
A consciência concentrada neste fórum é uma amostra importante de colaboração que damos para as nossas unidades de lazer, que estão cercadas pela natureza.
E, mais, adotaremos uma Unidade Ambientalmente Modelo, que funcionará como centro físico de irradiação de exemplos de boas práticas: ampliação do plantio de árvores; uso racional e reúso de água de chuva; esgotos devidamente tratados; adesão de placas solares ou energia fotovoltaica e melhor solução para o descarte do óleo de cozinha.
Hoje, os perigos que a ciência tem alertado para a emissão crescente de carbono na atmosfera, agravada com as explosões atômicas, ou das guerras de bombas inteligentes, trazem a certeza de que se a paz é resultado do trabalho de todos, a guerra não é assunto só de militares.
Essa consciência global, transportada para o microespaço de nossa grandiosa AFPESP, encontrou no fórum realizado receptividade, criatividade e propostas de ação que todos esperam, civicamente.
Saúdo os membros da Diretoria Executiva, dos Conselhos Deliberativo e Fiscal pela inestimável contribuição ao planejamento estratégico da administração da AFPESP.
Aproveito para agradecer a todos os colaboradores que direta ou indiretamente fazem parte do sucesso deste 4º Fórum AFPESP.
Muitíssimo obrigado!