Vacinação é gratuita, em conformidade com critérios definidos pelo Ministério da Saúde, e deve ser agendada previamente por telefone
Por Andréa Ascenção
A Coordenadoria de Assistência à Saúde da AFPESP articulou com a Secretaria Municipal da Saúde o recebimento de 600 doses da vacina contra a gripe, aquela causada pelo vírus Influenza, e, a partir do dia 14 de junho, disponibilizará a aplicação do imunizante, nas dependências do ambulatório médico, no horário compreendido das 09h00 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O ambulatório fica no 2º andar da rua Venceslau Brás, 206, no Centro de São Paulo.
Os associados interessados devem, obrigatoriamente, agendar a vacinação previamente pelos telefones (11) 3293-9536 ou 3293-9537. Quem já tiver recebido a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 deve se atentar para cumprir o prazo de intervalo de 14 dias entre as vacinas e no dia agendado para a vacinação contra a gripe trazer o comprovante da vacina contra a Covid-19, documento este de apresentação obrigatória para receber a dose do imunizante em nosso ambulatório.
A imunização obedecerá aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde, especificamente, será ministrada observando-se as seguintes condições: a partir de 55 anos; gestantes, mulheres em pós-parto de até 45 dias; com sistema imune comprometido, como HIV ou câncer; com doença crônica, como diabetes, bronquite ou asma; portadores de trissomia, como síndrome de Down; profissionais de saúde; professores e crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos.
“A vacina contra a gripe que será oferecida no Ambulatório Médico da AFPESP é a trivalente, a mesma do SUS. Por isso, protege contra três tipos de gripe: A (H1N1), A (H3N2) e Influenza tipo B”, explicou o presidente da AFPESP e pneumologista, Álvaro Gradim.
A vacinação da gripe já foi adotada como praxe anteriormente na sede da AFPESP.
Por que tomar vacina?
Segundo lista da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicada em janeiro de 2019, as vacinas salvam a vida de 3 milhões de pessoas por ano. No Brasil, desde a criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 1973, várias doenças foram erradicadas devido à vacinação, como a poliomielite, em 1989, o que tornou o país uma referência para o mundo por meio da ação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a vacina da gripe se evita a disseminação de casos de gripe e complicações se o indivíduo contrair o vírus Influenza. Ela deve ser tomada anualmente, pois, conforme o tempo passa, os anticorpos para os vírus vão diminuindo. Daí a necessidade do reforço. Além disso, embora não seja eficaz contra os coronavírus, a vacina contra a gripe facilita o diagnóstico de Covid-19 por exclusão, uma vez que os sintomas das doenças são semelhantes.
“Vale lembrar que a vacina contra a gripe não causa gripe, pois é feita de vírus inativado. Os associados que vierem ao nosso Ambulatório, assim como as demais dependências e unidades da AFPESP, encontrarão protocolos sanitários seguidos à risca para a segurança dos nossos associados e colaboradores. Então, não deixe de se vacinar”, disse Gradim.
Serviço:
O Ambulatório Médico da AFPESP está localizado na rua Venceslau Brás, 206, 2º andar, Centro, SP.
Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Telefones: (11) 3293-9536 e 3293-9537.