Cerimônia de descerramento simbólico de placa registra homenagem ao servidor público e economista aposentado
Por Andréa Ascenção
Nesta quinta-feira (29), um dia antes de completar 43 anos de associativismo na AFPESP, o conselheiro vitalício Nivaldo Campos Camargo foi nomeado patrono da Unidade Regional de Presidente Prudente.
O ato se deu durante cerimônia de descerramento simbólico de placa que, posteriormente, será fixada na unidade regional da AFPESP. Aos 87 anos, Camargo disse: “Me sinto muito honrado. Não mereço tanto. A associação é o nosso coração e agora mais ainda”.
Descerramento simbólico da placa alusiva ao patrono da UR de Presidente Prudente. Foto: Elisa Izumi Torres
A homenagem foi proposta pelo vice-presidente da Mesa do Conselho Deliberativo, Edson Toshio Kubo, e aprovada durante reunião conjunta dos três órgãos diretivos da AFPESP, realizada no dia 28 de julho. O patrono foi eleito por unanimidade.
Em vídeo exibido durante a cerimônia, Kubo mencionou que: “O doutor Nivaldo foi o idealizador da Unidade Regional de Presidente Prudente”, mas esta não foi a única razão para indicar o nome do “nobre conselheiro”, como ressaltaram os presidentes dos órgãos diretivos da AFPESP.
“Eu sou suspeito para falar do doutor Nivaldo porque a minha admiração por ele antecede, e muito, a minha presença na AFPESP; vem desde o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Tive mais de uma oportunidade de trabalhar ao lado dele e foram momentos de muita aprendizagem. É uma pessoa que sempre coordenou com calma, lisura e assertividades permanentes”, declarou Eduardo Primo Curti, presidente do Conselho Deliberativo.
Antonio de Jesus Silva, presidente do Conselho Fiscal, brincou: “Ganhei do presidente Curti. A minha história com o doutor Nivaldo antecede até mesmo a ida dele para o Tribunal de Contas. Ele me conduziu a uma das secretarias de governo do estado de São Paulo. Sempre foi um exemplo. A associação não poderia estar mais feliz hoje por ter feito essa homenagem tão merecida a uma pessoa de tamanho caráter e competência”.
O presidente da AFPESP, Artur Marques, recordou o primeiro contato que teve com o homenageado: “Foi numa sessão do Conselho Deliberativo, há mais de 10 anos. Percebi claramente sua atuação firme e destemida. A nossa conversa foi franca e cercada de muita cordialidade. Sua vida mostra a trajetória de um vencedor. Iniciou como bancário; entrou no serviço público como funcionário da Alesp; foi superintendente do Ipesp; chefiou o gabinete do secretário do Bem-Estar Social (hoje, Secretaria do Desenvolvimento Social) e ocupou o cargo de secretário nos períodos de afastamento dos titulares da pasta”.
43 anos de associativismo
Associado desde 30 de setembro de 1979, Camargo tornou-se conselheiro da AFPESP no dia 30 de março de 2000. Além disso, representou os servidores públicos ao coordenar a Comissão do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE).
“Inúmeras atividades o consagraram no Conselho fiscal, na Eleição e na Comissão de Economia e Finanças. Os seus pareceres foram abrangentes, didáticos, técnicos, claros e qualitativos. Na Diretoria Executiva destacou-se como diretor econômico-financeiro e atuou com eficiência na Coordenadoria de Saúde. Dedicado, com muita experiência e competência foi sempre consultado para auxiliar em assuntos de interesse associativo. Eu mesmo, em várias ocasiões, o consultei. A sua devoção à carreira e ao trabalho prestado aqui nesta entidade nada mais é do que o reflexo de sua grande dedicação à família, que preza com muito afeto e amor”, atestou Artur Marques.
Da esquerda para a direita: Eduardo Primo Curti (presidente do Conselho Deliberativo), Artur Marques (presidente da AFPESP), Nivaldo Campos Camargo (patrono da UR de Presidente Prudente), Silvio José Vendramin Camargo (filho do patrono), Maria Cristina Camargo Alves dos Santos (filha do patrono), Rui Vendramin Camargo (filho do patrono) e Antonio de Jesus Silva (presidente do Conselho Fiscal). Foto: Elisa Izumi Torres
Da esquerda para a direita: Eduardo Primo Curti (presidente do Conselho Deliberativo), Artur Marques (presidente da AFPESP), Nivaldo Campos Camargo (patrono da UR de Presidente Prudente), Silvio José Vendramin Camargo (filho do patrono), Maria Cristina Camargo Alves dos Santos (filha do patrono), Rui Vendramin Camargo (filho do patrono) e Antonio de Jesus Silva (presidente do Conselho Fiscal). Foto: Elisa Izumi Torres
Nivaldo Campos Camargo (patrono da UR de Presidente Prudente). Foto: Elisa Izumi Torres
“Estou emocionado a tal ponto que me faltam melhores palavras para agradecer e reconhecer essa iniciativa. Muito obrigado a todos”, discursou o patrono eleito diante de conselheiros, coordenadores e demais membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal; além de seus filhos: Rui Vendramin Camargo, Silvio José Vendramin Camargo e Maria Cristina Camargo Alves dos Santos, presentes na cerimônia.
UR Presidente Prudente
Inaugurada em 13 de setembro de 2002, a Unidade Regional de Presidente Prudente está localizada na rua Ribeiro de Barros, 929, na Vila Dubus, onde dispõe de academia, pilates, treinamento funcional, yoga, manicure e estética para os cerca de 3 mil associados da região.
Camargo explicou o porquê da criação da regional: “Na época, a associação não tinha nenhuma unidade em todo o oeste do estado de São Paulo”.