Fernando Padula Novaes fala sobre educação ambiental em episódio que irá ao ar em breve
Por Redação
No dia 3 de setembro, o Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula Novaes, esteve no estúdio audiovisual da AFPESP, onde gravou participação para o videocast EcoVoz. O episódio irá ao ar em breve no canal da associação no YouTube.
Fernando Padula exibe sua carteirinha da AFPESP. Foto: Elisa Izumi Torres
Educação ambiental foi o tema abordado pelo secretário, que destacou algumas tecnologias para cuidar do meio ambiente: “Do ponto de vista de sustentabiidade tem questões prediais (placas solares, captação de água da chuva, reuso da água)”.
Fernando Padula também chamou a atenção para a importância de conscientizar os cidadãos de que a educação ambiental deve começar nos primeiros anos de vida e ir além do ambiente escolar. “A gente procura plantar árvores, separar o lixo, fazer hortas, miniflorestas e levar as crianças para conhecer os pequenos agricultores da nossa cidade. São ações de conscientização. Essa é uma tarefa coletiva, da sociedade. Todos precisam se engajar e as associações, como a AFPESP, que têm grande representatividade podem ajudar muito, praticando ações de sustentabilidade e disseminando conhecimento”.
O presidente da AFPESP, Artur Marques, lembrou que a preservação do meio ambiente está incorporada ao Estatuto Social da AFPESP. “É um dos nossos princípios fundamentais. Neste ano, inclusive, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, mapeamos as práticas adotadas na AFPESP, verificamos seus efeitos e traçamos uma rota para onde planejamos chegar ao implementar ações que promovem o consumo consciente e o equilíbrio socioambiental diante das mudanças climáticas”.
Para saber mais sobre as ações sustentáveis da AFPESP, consulte o “Panorama Sustentável: onde estamos e para onde vamos”.
Da esquerda para a direita: Fernando Padula (Secretário de Educação), Artur Marques (Presidente da AFPESP) e Gilberto Natalini (Coordenador de Meio Ambiente da AFPESP e apresentador do videocast EcoVoz). Foto: Elisa Izumi Torres
Vale lembrar que Fernando Padula visitou a Sede Social em 2022, quando sugeriu uma parceria com a AFPESP para resgate e registro da história de servidores públicos. Saiba mais.