Mudança no registro funcional ou órgão pagador da mensalidade social pode afetar cadastro na entidade
Por Redação
Como norma geral, todos os servidores públicos, ao se aposentar, desvinculam-se da fonte pagadora original (servidores da ativa); e ocorrem mudanças nos respectivos registros funcionais e nas fontes pagadoras (com vinculação nova, como a SPPrev, por exemplo, na maioria dos casos). Todas essas mudanças implicam em novos registros nos holerites de pagamento dos aposentados.
Por esse motivo, servidores públicos associados à AFPESP que estão prestes a se aposentar devem ficar atentos para não perder o vínculo com a entidade, porque os valores da mensalidade social descontados diretamente no holerite do servidor da ativa não serão automaticamente descontados no novo holerite do aposentado. Se isso não for regularizado, poderá ocorrer o cancelamento do título associativo por falta de pagamento.
Exemplo: ao se aposentar, o associado que tem o desconto da mensalidade social direto no holerite pode ter alteração no órgão pagador de seus proventos ou no seu registro funcional. Essa alteração pode impactar o cadastro da AFPESP, que não é interligado aos sistemas dos mais diversos órgãos públicos, impedindo assim qualquer atualização automática em tempo real. Nos termos estatutários, o título associativo será cancelado caso haja débito da mensalidade social por seis meses consecutivos.
O que fazer para manter o vínculo associativo em dia?
Se você é associado e está prestes a se aposentar, fique atento. Será necessário atualizar seu cadastro junto à AFPESP depois da aposentadoria:
- Envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Central de Relacionamento);
- Anexe cópia do seu novo demonstrativo de pagamento vinculado à aposentadoria;
- Manifeste expressa concordância de continuar com o pagamento da mensalidade social por meio de desconto no novo holerite, para que a nova fonte pagadora fique autorizada a proceder dessa forma.
Se eventualmente for do seu interesse passar a efetuar o pagamento da mensalidade social de outra forma, por favor, entre em contato por meio de um dos telefones abaixo.
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com a Central de Relacionamento: (11) 2391.9393 (WhatsApp e ligação direta) ou 0800 760 0440 (somente telefone fixo), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.