Idealizado pelo Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras, projeto conta com a participação de Duxtei Vinhas Itavo, acadêmica da ALCA da AFPESP
Por Otávio Augusto Rodrigues
“Quem não tem amigo, mas tem um livro, tem uma estrada”, escreveu Carolina Maria de Jesus, escritora, poeta, compositora, mãe, negra, favelada. Autora de “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, uma das obras mais importantes da produção literária brasileira, Carolina de Jesus, concebeu seu legado, ao retratar, em papel e caneta, a dura realidade que vivia no ambiente urbano de São Paulo.
A sentença que inicia este texto, diz respeito às ferramentas de transformação individuais e coletivas que a literatura fornece. Muitas vezes é companheira, é refúgio, é caminho. Foi assim para a autora que a escreveu e continua sendo para quem anseia por direções para encontrar sua própria estrada.
Desde o último dia 23 de janeiro, essa mesma frase estampa, ao lado do retrato de Carolina Maria de Jesus, as paredes da Avenida Umuarama, número 431, na cidade de Araçatuba em São Paulo. A intervenção artística faz parte do "Projeto Arte no Muro", idealizado pelo Grupo Experimental da AAL (Academia Araçatubense de Letras).
A realização da obra contou com a participação da artista plástica e professora Duxtei Vinhas Itavo, acadêmica ocupante da cadeira número 12, de Artes, da ALCA (Academia de Letras, Ciências e Artes) da AFPESP, e integrante da AAL. Também participaram outros dois membros da instituição araçatubense.
Com o intuito de promover o contato dos moradores e turistas com a poesia e literatura, o "Projeto Arte no Muro" irá escolher paredes de edifícios privados e públicos de Araçatuba, para receberem trechos de poemas, frases, aforismos e haicais escritos por autores consagrados da literatura e por poetas locais.
Célebre frase de Carolina Maria de Jesus pintada em muro (residencial), situado a Av. Umuarama, 431, Umuarama, Araçatuba - SP.