Mudanças, atrasos e desafios do ensino no Brasil
Por Catiane Santos
No dia 28 de abril comemora-se o Dia Mundial da Educação. A data remete ao Fórum Mundial da Educação realizado na cidade de Dakar, Senegal, no ano 2000, onde 164 países, incluindo o Brasil, assinaram um compromisso para desenvolvimento da área até 2030.
O documento tem metas para assegurar a educação de qualidade e inclusiva, além de promover oportunidades de aprendizagem para todos.
O acordo completo pode ser acessado aqui.
Educação no Brasil e o papel do servidor público
Maria Edna Silva Roza — coordenadora de Educação e Cultura na AFPESP — atuou como servidora pública na Secretaria de Estado da Educação e acompanhou mudanças positivas no que diz respeito às questões metodológicas de ensino, mas aponta uma questão negativa em relação aos aspectos de motivação para a carreira dos professores.
Outras falhas são mencionadas em texto recente publicado no Jornal da USP, em que especialistas da Universidade de São Paulo (USP) falam sobre os caminhos da educação no país e apontam a falta de planejamento de governos como um dos desafios enfrentados pelos profissionais da área.
A precarização do ensino no Brasil envolve a falta de investimento em estrutura e também a desvalorização dos professores que lecionam com salários defasados e, em muitos casos, sem condições mínimas de trabalho.
“Os servidores públicos da área de Educação apresentam um papel relevante no desenvolvimento de seu trabalho, uma vez que são os principais agentes de transformações sociais nas comunidades em que atuam, conduzindo, em grande parte das vezes, um trabalho heroico e pleno de determinação”, reforça Maria Edna.
AFPESP na promoção da Educação
A AFPESP acredita na educação como uma via de crescimento da sociedade e trabalha desenvolvendo programações cujo propósito de aprendizagens (técnicas, artísticas, culturais, acadêmicas e relacionais) tem sido o principal conceito de trabalho em ampla oferta aos associados, além das parcerias com diferentes instituições de ensino como benefício educacional.