Questionário ficará disponível até 29 de agosto e reunirá dados para orientar políticas públicas e ações educativas voltadas ao público 60+; veja como participar
Por Redação
A Fundação Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo lançou uma pesquisa voltada para pessoas com 60 anos ou mais, com o objetivo de entender os desafios enfrentados por esse público nas relações de consumo no país. O questionário está disponível no site da entidade e pode ser respondido até 29 de agosto.
O levantamento busca identificar situações recorrentes que afetam consumidores idosos, como dificuldades para realizar compras online ou por telefone, barreiras no uso de aplicativos e novas tecnologias, impacto da publicidade direcionada à terceira idade e estratégias adotadas pelo público para resolver problemas de consumo — como a busca por canais de denúncia e orientação.
Além disso, o levantamento visa compreender o cenário atual da contratação de empréstimos consignados e identificar possíveis descontos indevidos em benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A atenção ao tema se intensificou após a operação da Polícia Federal (PF), deflagrada em abril deste ano, que revelou um esquema criminoso envolvendo associações, dirigentes e profissionais do INSS. Segundo a investigação, conduzida junto à Procuradoria-Geral da República (PGR), mais de R$ 6,3 bilhões em aposentadorias e pensões foram desviados entre 2019 e 2024.
De acordo com o Procon, as respostas do questionário serão analisadas pela Diretoria de Estudos e Pesquisas da entidade e servirão de base para a elaboração de ações educativas e políticas públicas que promovam maior acessibilidade e proteção aos consumidores idosos no Brasil.
Pesquisa do Procon voltada aos consumidores idosos está disponível até o dia 29 de agosto. Foto: iStock.
Fonte: Fundação Procon de São Paulo.