Mãe e bebês desfrutam de boa saúde após gestação que exigiu cuidados especiais no Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha
Por Redação
Há um ano, Yanike Piera de Cassia dos Santos deu à luz Madalena, Isabel, Helena, Enrico e Ravi durante parto único realizado no Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha – Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva.
Yanike e quíntuplos. Foto: SMS
O procedimento, com medidas preventivas, como a internação precoce da gestante, entrou para a história do hospital, que há mais de 50 anos é referência nacional no atendimento humanizado a mulheres, gestantes e bebês.
O parto dos quíntuplos foi assistido pelo médico Enoch Quinderé de Sá Barreto e cada bebê contou com três profissionais, além de acompanhamento em UTI neonatal. A equipe completa teve mais de 20 profissionais.
No mesmo ano, 2022, 6.203 partos foram realizados no hospital, sendo três trigemelares e 87 gemelares. Ao todo, 6.203 nascimentos foram registrados.
Considerado o “berço da neonatologia” no Brasil, a maternidade-escola é responsável pela formação de gerações de médicos nessa especialidade e já recebeu por nove vezes o selo de ouro do Sistema de Informação sobre os Nascidos Vivos (Sinasc), prêmio dado a hospitais e maternidades que alcançaram o melhor padrão de qualidade na cidade de São Paulo, além de ter as certificações de Hospital Amigo da Mulher e Hospital Amigo da Criança.
Em entrevista para a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde, Maria de Lourdes Marques, da assessoria técnica da diretoria do departamento técnico do hospital, explicou: “Nós já temos descrito o procedimento e a equipe treinada para o atendimento de partos de trigêmeos. Os recém-nascidos ficam na mesma sala de parto com a mãe que é assistida, em caso de parto cesárea. São dois médicos obstetras, um médico residente, uma enfermeira obstetra, um técnico de enfermagem e um anestesista. No caso de parto normal, há um médico obstetra, um médico residente, uma enfermeira obstetra, um técnico de enfermagem e um anestesista. E, para cada recém-nascido, é montado um polo de atendimento com todos os equipamentos e materiais necessários e uma equipe formada por um médico neonatologista, uma enfermeira neonatologista e um técnico de enfermagem”.
Yanike no Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha I Foto: SMS
Para a realização de partos múltiplos acima de três bebês, é feita uma simulação realística no centro cirúrgico obstétrico (CCO) com todos os envolvidos no procedimento antes de a pessoa gestante entrar no local, que contará com duas salas cirúrgicas. A coordenação do atendimento é realizada pelo supervisor de enfermagem e um médico neonatologista. Sob a responsabilidade desses dois coordenadores, esta a assistência e o transporte dos recém-nascidos, desde o nascimento até a unidade neonatal.
Após a alta hospitalar, os quíntuplos de Yanike passaram a receber acompanhamento pediátrico na Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/Unidade Básica de Saúde (UBS) Integrada Vila Itapema. Hoje, completam seu primeiro ano de vida.