Serviço on-line busca tornar o processo mais ágil e menos burocrático no momento de luto da família; confira manual com passo a passo
Por Redação
Com o objetivo de desburocratizar e agilizar o processo de solicitação de pensão por morte, a SPPrev (São Paulo Previdência) anunciou que, desde o dia 29 de maio, o requerimento do benefício pode ser feito de forma on-line. A nova modalidade é voltada a beneficiários de servidores civis falecidos a partir de 7 de março de 2020, conforme os dispositivos da Lei Complementar nº 1.354/2020.
De acordo com a SPPrev, a mudança também busca oferecer um atendimento mais acolhedor, evitando que os familiares precisem se deslocar até uma unidade da autarquia em um momento de luto e fragilidade.
Para realizar a solicitação online, o beneficiário do servidor falecido – ou seu representante legal, no caso de menores de idade – deve acessar o sistema Autoatendimento ao Servidor, disponibilizado no site da SPPrev e fazer o cadastro ou login por meio da conta GOV.BR. Em seguida, é necessário anexar os documentos obrigatórios, preencher o requerimento e os formulários exigidos e passar por perícia médica – em pedidos específicos de pensão por invalidez.
A SPPrev disponibilizou um manual que detalha o passo a passo para solicitar o benefício, acompanhar o andamento do processo e acessar outras informações necessárias. Acesse aqui.
É importante que o requerente realize todos as etapas dentro do prazo estipulado pelo sistema, para que a solicitação não precise ser reiniciada.
Além disso, cabe ressaltar que familiares que já possuem um processo em aberto de pensão por morte devem seguir pelo mesmo protocolo (presencial), evitando duplicidade e possíveis atrasos na concessão do benefício.
Em caso de dúvidas, a SPPrev oferece atendimento telefônico pelo número 0800 777 7738 (ligações gratuitas de telefone fixo) e 11 2810-7050 (tarifadas para celulares).