Mostra, realizada pela Coordenadoria de Educação e Cultura da AFPESP, comemora o aniversário de 472 anos da cidade
Por Andréa Ascenção
A Coordenadoria de Educação e Cultura da AFPESP apresenta a mostra “Paisagens de São Paulo”, com fotografias, quadros, declarações, narrações, contos, cordéis e poemas, que estimulam reflexões sobre como é viver na metrópole que nunca dorme.
A mostra acontece de 19 a 30 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e faz parte da programação de que celebra o aniversário de 472 anos da cidade de São Paulo – no dia 25 de janeiro.
Da esquerda para a direita: Dalmar Cassapula (presidente do Conselho Fiscal), Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente da Diretoria Executiva), Artur Marques (presidente da Diretoria Executiva), Fábio Di Ciomo (arquiteto, fotógrafo, expositor na mostra e servidor da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento) e Silvia Lin Mei Tchun (coordenadora de Patrimônio). Foto: Elisa Izumi Torres
“São Paulo é a maior cidade da América Latina. É com muita alegria que parabenizo todos aqueles que nasceram em São Paulo e os que vieram para cá e fizeram suas vidas”, disse o presidente da AFPESP, Artur Marques.
Para a coordenadora de Educação e Cultura, Ana Maria Villela Alvarez Martinez, a mostra é uma declaração de amor à cidade. “São Paulo não é lugar; é encontro. É quem chega, quem fica e quem aprende a chamar de casa”.
Ana Maria Villela Alvarez Martinez (coordenadora de Educação e Cultura). Foto: Elisa Izumi Torres
As obras expostas foram produzidas por associados artistas plásticos e escritores; além de professores das oficinas de artes oferecidas pela Coordenadoria de Educação e Cultura.
Inauguração
A abertura da mostra contou com a apresentação da banda Cocoon, cujo repertório incluiu clássicos como: Saudosa Maloca, de Adoriran Barbosa; Rua Augusta, do Trio Esperança e São Paulo, São Paulo, do Premeditando Breque.
Banda Cocoon. Foto: Elisa Izumi Torres
Em seu discurso, o presidente da AFPESP fez uma breve viagem no tempo a partir da perspectiva do cristianismo. Voltando ao dia 25 de janeiro de 1554, onde antes ficavam os campos de Piratininga, resgatou os nomes dos jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, que fundaram o Colégio de São Paulo. Depois passou pela conversão do apóstolo Paulo, que deu origem ao nome da cidade de São Paulo. E, avançou: “É uma cidade maravilhosa. Nós temos prédios como o Caetano de Campos, que mostram a grandiosidade da nossa cidade”.
Também estiveram presentes na inauguração: Cassio Juvenal Faria (presidente do Conselho Deliberativo), Dalmar Cassapula (presidente do Conselho Fiscal), Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente da Diretoria Executiva), William Marinho De Faria (vice-presidente do Conselho Fiscal), Silvia Lin Mei Tchun (coordenadora de Patrimônio), Elvira Stippe Bastos (coordenadora Social) e Gilberto Natalini (coordenadora de Meio Ambiente).

Serviço:
Mostra “Paisagens de São Paulo”
Local: Sede Social (rua Dr. Bettencourt Rodrigues, 155, saguão, São Paulo, SP)
Data: de 19 a 30 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h



